segunda-feira, 18 de abril de 2016

Mais que contemplação, Exposição de Piracanjuba busca preservar o Meio Ambiente

Parque das Orquídeas

Parque das Orquídeas, em Piracanjuba
Das centenas de Exposições de Orquídeas realizadas no país a de Piracanjuba é a única onde o amor pelas orquídeas foi além do cultivo e comercialização das plantas. É a única cidade do Brasil que possui uma área de preservação ambiental com intuito de proteger as orquídeas. O Parque Natural das Orquídeas foi criado pela Lei nº 1.115 de 2002 e está localizado a 20 km da cidade. Segundo o Comitê Gestor do Parque a área de quase 340 hectares ainda se une a outras reservas particulares formando um verdadeiro santuário da natureza. E como mais uma vez a cidade se prepara para receber milhares de visitantes para Exposição Nacional, que acontece entre os dias 20 e 21 de maio, não se pode nunca esquecer que sem a preservação da natureza é impossível seguir adiante.
       No Brasil são poucas as áreas de preservação ambiental criadas por municípios. De acordo com o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC), em 2015 existiam um total de 294 áreas de proteção ambiental no país sendo 32 na esfera federal, 185 na esfera estadual e apenas 77 no âmbito dos municípios. E isso acontece porque os municípios geralmente possuem poucos recursos financeiros o que não é diferente com Piracanjuba que só conseguiu adquirir a área por ter recebido compensação ambiental em função de uma rede de transmissão de energia elétrica que passou pelo município. Um acaso do destino que deu à Piracanjuba a oportunidade de proteger suas cattleyas walkerianas, as espécies encontradas naturalmente na região.
Cattleyas Walkerianas são encontradas no Parque.
Mas desde que foi criado em 2002 pouco foi feito para que as orquídeas nativas realmente fossem protegidas da ação do homem. O orquidófilo Sebastião Aparecido da Silva, membro do Comitê Gestor do Parque lamenta que o Projeto para o plano de manejo ainda não tenha saído do papel e que por falta de uma simples cerca muitas pessoas ainda insistem em retirar orquídeas do lugar. Há anos o orquidófilo tem chamado a atenção para depredação constante da área.
        A Prefeitura de Piracanjuba, através da atual secretária de Planejamento, Giovana de Sá, disse que está em andamento o Projeto para construção de uma cerca, uma ponte e um galpão no local. Os recursos já foram viabilizados através da assinatura, em maio de 2011, de um protocolo de intenções com a empresa Expansion, a mesma que construiu a rede de energia elétrica que passou pelo município. São R$ 618 mil reais provenientes da mesma compensação ambiental que viabilizou a aquisição da área. As obras fazem parte do chamado Plano de Manejo que ainda prevê a construção de um laboratório para reprodução de mudas com a intenção de repovoar a área com orquídeas nativas e subsidiar projetos de criação de orquidários profissionais no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário